Portal Serrolândia Publicidade 728x90
25/09/2018 às 10h20min - Atualizada em 25/09/2018 às 10h20min

Águia Serrana é fotografada no Parque Estadual Sete Passagens em Miguel Calmon



O coordenador do parque Zelis, foi quem fez o registro da ave usando um celular, para Zelis é motivo de muita alegria, e mostra o equilíbrio dentro do parque.

Águia-chilena

Águia-chilena


Foto da internet - Apenas para ilustrar a matéria
A Águia-chilena possui o nome científico de Geranoaetus melanoleucus. Ela pertence a família Accipitridae e em inglês é chamada de Black-chested Buzzard-Eagle. Também é conhecida como Gavião-pé-de-serra, Águia-serrana e Águia-moura.

Distribuição da Águia-chilena

Ela pode ser encontrada ao longo da cordilheira dos Andes, do oeste da Venezuela à Terra do Fogo, no Uruguai e no Paraguai. No Brasil ela está presente no lado leste do país, indo desde o norte do Piauí até o Rio Grande do Sul, incluindo a região centro-oeste.

Sua preferência é viver nas regiões serranas e montanhosas, buscando escarpas rochosas para poder acasalar. Frequenta também áreas de pastagens, cerrados, caatingas e os campos de altitude.

Características físicas da Águia-chilena

Quando adultas elas irão medir de 60 cm a 76 cm, conseguindo ter até 2 metros de envergadura. Ela é bem pesada, variando entre 1,700 quilos a 3,200 quilos, sendo que as fêmeas são mais pesadas. Possuem dorso, cabeça e o pescoço num tom cinza-escuro. As penas coberteiras são barradas de preto e as partes inferiores são brancas. Os jovens apresentam penas num tom marrom-escuro com partes inferiores mescladas de castanho.

As vezes ela é confundida com o Gavião-de-rabo-branco (Geranoaetus albicaudatus), especialmente quando são observadas a grandes distâncias. A maneira mais fácil de distinguir as espécies é através da cor da cauda. Ela é bem mais escura na águia-chilena. Já no Gavião-de-rabo-branco ela é branca com uma faixa preta.

Alimentação da Águia-chilena

É uma predadora bastante hábil. Consegue capturar mamíferos de pequeno e médio porte, especialmente ratos-do-campo, preás e coelhos. Insetos, aves, roedores, sapos, lagartos e serpentes também estão no seu cardápio, bem como existem relatos de captura de morcegos.

Se a região não tiver uma boa fonte de presas vivas ela poderá se alimentar de carniça.  Assim como diversas aves de rapina ela também é atraída por queimadas, buscando capturar animais em fuga ou que foram mortos pelo fogo. O Pombo-doméstico é uma das presas mais comuns desta espécie, especialmente próximo a áreas urbanas.

Reprodução da Águia-chilena

Esta águia tem o costume de construir o ninho em paredões de rocha. Ela irá utilizar gravetos grandes e grossos para dar a forma, forrando seu interior com algum material vegetal mais macio, como capim. Ela botará 1 ou 3 ovos apenas, porém, normalmente apenas um filhote irá sobreviver. Os ovos serão incubados por cerca de 30 dias. A fêmea irá permanecer no ninho chocando e cuidando dos filhotes, enquanto o macho fica responsável por trazer alimento.

Os filhotes que sobreviverem conseguem sair do ninho com cerca de 2 meses e continuarão a ser alimentados até terem 4 ou 5 meses. Após este período eles irão se dispersar pela área, já que esta águia tem como característica viver sozinha ou em casais. O casal poderá reaproveitar o mesmo ninho por diversos anos.

Como baixar ou ouvir cantos de Águia-chilena

Você pode baixar o canto da Águia-chilena em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no link abaixo.

Canto da Águia-chilena


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp