Emagrecer depois do parto não precisa ser um processo sofrido. Além de seguir as regras que todas já sabem, como beber bastante água e manter uma alimentação saudável, é necessário praticar atividades físicas com regularidade. E é possível conciliá-las com a rotina de mãe, com poucos minutos por dia.
Depois de nove meses de expectativas e planos, o clima deveria ser de pura alegria: não há nada mais prazeroso do que a chegada de um bebê na família. As recém-mamães, entretanto, se pegam presas em uma grande mistura de felicidade, insegurança, medo do que estar por vir e insatisfação com as mudanças sofridas pelo corpo durante a gravidez.
Mamãe Sarada
O desespero é grande e os motivos são fáceis de serem entendidos: as mães precisam lidar com as descobertas da maternidade, dedicam todo seu tempo com os cuidados do bebê e não se reconhecem no corpo que enxergam no espelho.
Houve um aumento na quantidade de gordura, celulites que não existiam antes começaram a aparecer e a flacidez na barriga parece ser impossível de reverter. Emagrecer depois do parto torna-se quase uma obrigação – mas a maioria das mamães não sabe nem por onde começar.
As mudanças no corpo e as responsabilidades da maternidade levam a dados preocupantes: cerca de uma em cada quatro brasileiras apresenta sintomas de depressão pós-parto, segundo um estudo da Fundação Oswaldo Cruz que entrevistou mais de 20 mil mulheres entre 6 e 18 meses após o nascimento de seus filhos.
Isso leva a duas reações comuns (no que envolve o corpo da mulher): ou as mamães fazem de tudo para voltar às formas que tinham antes da gravidez o mais rápido possível ou se acomodam com a nova rotina e acabam ganhando ainda mais peso.
A segunda opção, logicamente, não é recomendada. Uma pesquisa feita no Canadá mostrou que o período ideal para perder os quilos extras adquiridos durante a gravidez é entre três a 12 meses após o parto. As mulheres que não perdem medidas ou engordam neste período correm risco de desenvolver sérios problemas de saúde, como hipertensão, diabetes e doenças cardíacas.
Se você é mãe e se vê presa em algumas das situações acima, não se desespere – o aumento de peso durante a gestação é completamente normal. Emagrecer depois do parto e voltar ao corpo de antes da gravidez é, sim, possível, apesar de muitas pessoas dizerem o contrário.