Portal Serrolândia Publicidade 728x90
21/03/2019 às 20h11min - Atualizada em 21/03/2019 às 20h11min

Michel Temer chega à Superintendência da PF no Rio; ex-presidente vai ficar sozinho em cômodo

O ex-presidente embarcou no Aeroporto de Cumbica, em São Paulo, onde fez exames de corpo de delito após prisão. Ele desembarcou na Base Aérea do Galeão, onde o ex-ministro Moreira Franco estava.

Por G1 Rio
Michel Temer na sede da PF no Centro do Rio — Foto: Reprodução/TVGlobo


Preso nesta quinta-feira (21) em São Paulo, pela Força-Tarefa da Lava Jato no Rio, o ex-presidente Michel Temer chegou à Superintendência da PF no Rio por volta das 18h38. Na porta do prédio havia um grande número de jornalistas e alguns manifestantes com cartazes. Alguns chegaram a dar tapas e socos em viaturas do comboio da PF.

Por volta das 19h30, o cômodo onde Temer ficará preso ainda estava sendo montada. O ex-presidente ficará sozinho na sala.

Temer foi trazido de São Paulo em um avião da Polícia Federal, do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos e desembarcou na Base Aérea do Galeão. O juiz da 7ª Vara Criminal Federal Marcelo Bretas aceitou o pedido da defesa para que o ex-presidente fique preso em uma sala da Superintendência da Polícia Federal, no Centro do Rio.
 

O ex-ministro da Casa Civil Moreira Franco, também preso na Estrada do Galeão pela Força-Tarefa da Lava Jato no final da manhã desta quinta-feira (21) foi levado para a delegacia da PF no Aeroporto Tom Jobim, o Galeão. Em seguida, encaminhado no mesmo comboio de Temer para a Superintendência da PF.

 

Inicialmente, o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, tinha determinado que Temer ficasse preso na Unidade Prisional Especial da PM, em Niterói. O magistrado, porém, acabou atendendo pedido da defesa, alegando isonomia com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e permitiu sua prisão em uma sala na Polícia Federal.

 
Momento em que o ex-ministro Moreira Franco é preso no Rio  — Foto: Reprodução/TV Globo

Momento em que o ex-ministro Moreira Franco é preso no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Momento em que o ex-ministro Moreira Franco é preso no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

O ex-ministro e ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco, preso na mesma operação, deverá ser levado para a Unidade Especial Prisional (BEP) quando sair da superintendência. No local está preso desde novembro do ano passado o ex-governador Luiz Fernando Pezão.

A PF cumpria mandados contra mais duas pessoas na tarde desta quinta. Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro.

As prisões de Moreira e Temer são preventivas e tiveram como base a delação de José Antunes Sobrinho, dono da Engevix.

De acordo com a investigação, que apura os crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro, pagamentos ilícitos foram feitos por determinação de José Antunes Sobrinho para o grupo criminoso liderado por Michel Temer, assim como possíveis desvios de recursos da Eletronuclear para empresas indicadas pelo grupo.

Segundo a Força-Tarefa, Temer é chefe de uma organização criminosa que atua há 40 anos no Rio de Janeiro. "Michel Temer é o líder da organização criminosa a que me referi, e o principal responsável pelos atos de corrupção aqui descritos", afirmou o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, na sentença.

Temer falou por telefone ao jornalista Kennedy Alencar, da CBN, no momento em que havia sido preso. O ex-presidente afirmou que a prisão "é uma barbaridade".

Já a defesa de Moreira se pronunciou em nota. “A defesa de Wellington Moreira Franco vem manifestar inconformidade com o decreto de prisão cautelar. Afinal, ele encontra-se em lugar sabido, manifestou estar à disposição nas investigações em curso, prestou depoimentos e se defendeu por escrito quando necessário. Causa estranheza o decreto de prisão vir de juiz de direito cuja competência não se encontra ainda firmada, em procedimento desconhecido até aqui”.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp