Portal Serrolândia Publicidade 728x90
10/06/2022 às 18h14min - Atualizada em 12/06/2022 às 00h00min

Imigrantes e refugiados recebem atendimento e orientações gratuitas em Curitiba

Promovido entre os dias 13/06 e 15/06, “Acolhe UniCuritiba” terá atividades nas áreas Saúde, Gestão & Negócios, Ciências Jurídicas e Comunicação

SALA DA NOTÍCIA Mem Comunicação
unicuritiba.com.br
Divulgação | UniCuritiba
O número anual de imigrantes registrados no Brasil cresceu 24,4% na última década. Atualmente, 1,3 milhão de imigrantes vivem no país e o Paraná é um dos destinos de quem tenta recomeçar a vida em território brasileiro.

A quantidade de estrangeiros que pedem refúgio no país também é representativa, somando mais de 57 mil pessoas, segundo dados do Comitê Nacional para Refugiados (Conare). Já as solicitações de reconhecimento da condição de refugiado chegaram a 28,8 mil em 2020.

Para ajudar esse público, o UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais de ensino superior do país – desenvolve uma série de ações.  

Uma delas é o “Acolhe UniCuritiba”, que será promovido nos dias 13, 14 e 15 de junho, das 8h às 19h, no Campus Milton Vianna Filho, no bairro Rebouças. A iniciativa do curso de Relações Internacionais é voltada a imigrantes e refugiados que vivem na capital paranaense e na região metropolitana. Para participar é necessário fazer a inscrição em https://www.sympla.com.br/acolhe-unicuritiba__1601061.

Durante os três dias de evento serão oferecidos atendimentos gratuitos nas áreas de Saúde, Gestão & Negócios, Ciências Jurídicas e Comunicação. A programação inclui orientação jurídica, serviços de beleza (cabelo e maquiagem), atendimento odontológico, avaliação postural, consultoria empresarial, orientações profissionais e formas de elaborar um currículo, saúde pet, informática básica e concurso gastronômico.

O professor Jorge Augusto Feldens, supervisor do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica, explica que após a inscrição o UniCuritiba entrará em contato com os interessados, via e-mail, para fazer o agendamento das atividades. “Essa é uma das várias ações que já desenvolvemos em auxílio aos imigrantes e refugiados que vivem no Paraná”, diz.

Outras iniciativas
O UniCuritiba mantém um trabalho permanente de apoio a imigrantes e refugiados por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e de um convênio de cooperação com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

Entre as iniciativas estão a edição de cartilhas, em diversos idiomas, sobre os direitos de estrangeiros e um curso online e gratuito de língua portuguesa. As aulas são ministradas por estudantes e professores voluntários. As cartilhas estão disponíveis em https://linktr.ee/labri_unicuritiba.

O Centro Universitário também fechou uma parceria com o Vale do Pinhão e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação para oferecer treinamentos na área de gestão e marketing para refugiados ucranianos que desejam empreender na região. A iniciativa tem o apoio do Consulado da Ucrânia e da Câmara do Comércio Brasil-Ucrânia.

SERVIÇO
  • O quê: Acolhe UniCuritiba – atendimentos em Saúde, Gestão & Negócios, Ciências Jurídicas e Comunicação
  • Quando: 13, 14 e 15 de junho, das 8h às 19h
  • Onde: UniCuritiba - Campus Milton Vianna Filho (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças - Curitiba/PR)
  • Quanto: gratuito
  • Quem: imigrantes e refugiados que vivem em Curitiba e na região metropolitana
  • Como: inscrições em https://www.sympla.com.br/acolhe-unicuritiba__1601061.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp