O correspondente bancário é definido como “empresa contratada por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições", segundo o próprio Banco Central.
Ou seja, um correspondente bancário nada mais é do que um profissional responsável pelo intermédio entre instituições financeiras e clientes em potencial. Ele é quem realiza as operações de crédito e outros serviços em nome de um banco.
E vale ressaltar que podem estar conveniadas a mais de uma companhia.
Entre os correspondentes bancários mais conhecidos do mercado, podemos destacar as lotéricas e o banco postal. Eles são conhecidos como cases de sucesso, e sua parceria já perdura há alguns anos. Mas você sabe por que ter um correspondente bancário pode trazer ainda mais valor para seu negócio?
É disso que vamos falar neste artigo! Continue a leitura conosco!
Há quem acredite que os correspondentes bancários foram fundamentais quando falamos em democratização do acesso ao crédito para a população, especialmente o que tem menor renda.
De acordo com a pesquisa nacional sobre o Uso dos Correspondentes Bancários e Inclusão Financeira no Brasil, feita pelo Bacen em parceria com SEBRAE, 72% dos brasileiros relataram morar próximos de um correspondente e 66% dos lares brasileiros afirmaram que têm contratado ao menos um produto formal de crédito.
Ainda segundo as informações relevadas pelo Bacen, o Banco BMG S.A contrata mais de 4 mil correspondentes bancários no país. Vale destacar que ele é um dos bancos com redes mais capilarizadas de correspondentes.
Isso quer dizer que ele conta com a disposição da ampla rede de atendimento dos correspondentes para alcançar mais clientes.
Primeiramente, o objetivo principal de um correspondente bancário é impulsionar o alcance de uma instituição financeira, levando serviços bancários e benefícios para uma parte da população onde não existem agências dos principais bancos, por exemplo.
Assim, é possível impulsionar o atendimento ao cliente, tornando-o ainda mais especializado, e facilitando o acesso ao crédito desejado.
Segundo a regulamentação do Banco Central, os correspondentes bancários podem realizar serviços financeiros variados, como:
Recebimentos de pagamentos;
Pagamentos de contas;
Recepção de propostas de abertura de contas de depósito;
Encaminhamento de propostas de abertura de contas de depósito;
Coleta de informações cadastrais;
Análise de crédito;
Cobranças no geral;
Ordens de pagamento;
Solicitação de empréstimos;
Solicitação de financiamentos;
Solicitação de cartão de crédito e débito;
Aplicação e resgate em fundo de investimento.
Esses são apenas os principais, mas existem outros serviços pelos quais os correspondentes bancários podem se responsabilizar. Vale destacar que um correspondente bancário pode, além de representar o serviço financeiro, usar os recursos do banco para conceder crédito.
Dessa forma, todo mundo sai ganhando.
Como citamos acima, esse profissional é quem facilita o acesso às operações sem que seja necessário qualquer deslocamento até uma agência física de banco. Assim, ao se tornar um correspondente bancário, você economiza tempo e até dinheiro.
Outra vantagem de se tornar um correspondente é pela associação que sua empresa passa a ter com a marca do banco, o que traz mais credibilidade e confiança aos consumidores e possíveis parceiros.
Os benefícios também envolvem:
Fidelização dos clientes por oferecer a comodidade de resolver tudo num só lugar;
Aumento do fluxo de clientes da empresa, o que aumenta a possibilidade de vender mais;
A oportunidade de oferecer aos seus clientes a conveniência de pagar as contas e realizar saques em seu estabelecimento com horário estendido.
Porém, vale o cuidado redobrado com o que um correspondente bancário não pode fazer:
Cobrar pagamento adiantado;
Impor tarifas sobre o serviço de intermediação prestado;
Liberar empréstimo sem ter parceria com um banco.
Contar com a presença de um correspondente bancário pode promover inúmeras vantagens para uma empresa, além das que citamos acima. O correspondente é o responsável pela relação entre os bancos e os clientes e, sendo assim, pode oferecer os serviços prestados com mais agilidade e facilidade.
Estabelecendo essa parceria entre instituição e correspondente bancário, sua empresa ainda pode ampliar a rede de atendimento e oferecer um número maior de opções de serviços financeiros, por exemplo.
O que pode fazer com que o seu negócio chegue em regiões onde o acesso a serviços financeiros é mais limitado.
Outro destaque é a redução dos custos operacionais, uma vez que se tornando um correspondente financeiro, a empresa não precisa investir em infraestrutura para oferecer os serviços que podem chegar de forma mais prática para os clientes interessados.
Ao se tornar um correspondente bancário, seu negócio pode passar a oferecer serviços financeiros especializados, como pagamentos de contas (boletos bancários, despesas de consumo como telefone, água, luz, gás e outras), além de tributos como IPTU, IPVA, DARF, FGTS/GRF. Essa é uma característica atrativa, que pode fazer com que o cliente prefira sempre a sua empresa, e não o da concorrência.
O que pode ser especialmente útil para empresas que estão começando e ainda buscam uma base sólida e consolidada de clientes, por exemplo.
Além disso, o fato de estar associado a grandes instituições financeiras, gera mais confiabilidade por parte dos consumidores e de seus parceiros e, consequentemente, gera valor.