Portal Serrolândia Publicidade 728x90
11/03/2024 às 15h56min - Atualizada em 11/03/2024 às 15h56min

Criadores do Galo Mura Brasileiro sofrem com o preconceito e perseguição

Criadores de raças consideradas combatentes geralmente são aficionados pela criação desde a infância, pois é muito comum que essa paixão passe de geração em geração familiar e mesmo com a proibição das rinhas de galo que eram o foco principal das criações até esse período muitos criadores continuaram suas criações com outros fins.

AÇÃO DIGITAL DO GALO


A preservação de grandes genéticas e o desenvolvimento de novas com o trabalho de melhoramento genético feito pelos criadores tem sido realizado até hoje mesmo com a perseguição e o preconceito muitas fezes sofrido pelos criadores dessas magníficas aves.

Vários relatos de apreensões de animais e prisões de criadores podem ser encontrados na internet, com a justificativa de estarem atuando na pratica de rinhas ilegais ou com a alegação de mãos tratos aos animais, dificultando a preservação do banco genético e colocando em risco de extinção esses animais. Sabemos que como em qualquer área alguns criadores podem se envolver em praticas ilícitas, mas não se deve generalizar uma criminalização para todos os criadores.
A raça mura e outras raças consideradas combatentes deram origem aos frangos de corte utilizados na indústria e também auxiliam o melhoramento genéticos em outros setores da avicultura devido as suas qualidades únicas como rusticidade, alta resistência imunológica, adaptabilidade, resistência física, entre outras...
Com temperamento pugnaz desde os primeiros dias de vida as aves da raça mura precisam de cuidados específicos em seu manejo para a sua preservação física pois desde muito jovens podem realizar brigas até a morte, portanto seguir as especificações adequadas de criação e manejo são indispensáveis para um pintinho chegar a fase adulta o que demanda do criador um enorme zelo por cada ave.

Ao se deparar com um criatório da raça mura muitos leigos não entendem as instalações e distribuição dos animais e muitas vezes confundem até mesmo com mãos tratos algumas praticas que são indispensáveis para o bem estar animal, como a separação de cada macho adulto em sua respectiva gaiola para evitar brigas. Todas as especificações de manejo e bem estar animal para a criação raça mura estão descritas no Manual de Criação do Galo Mura que foi aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuaria e Abastecimento em 2018 e que deve estar presente em todos os criatórios para nortear todas as praticas realizadas com as aves.
Atualmente os verdadeiros preservadores desse enorme banco genético da raça mura são os criadores que por vezes são perseguidos e sofrem com o preconceito por inverdades que são disseminadas na sociedade ou por uma minoria que pratica algum ato ilícito, pois a grande maioria dos criadores não estão envolvidos em praticas ilícitas ou de mãos tratos aos animais e se colocam a disposição para fiscalizações que sejam justas e não apenas busquem atender perseguições que geralmente terminam com o abate cruel por órgãos governamentais que deveriam auxiliar na preservação dessas aves.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp