Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Curso de barista transforma experiência de adolescente da Fundação CASA de Franca em oportunidade de futuro

Ação foi oportunizada por meio dos Instituto Chuí junto à Defensoria Pública, da cidade de Franca

ASSESSORIA DE COMUNICAçãO DA FUNDAçãO CASA
08/09/2025 11h05 - Atualizado há 20 horas
Curso de barista transforma experiência de adolescente da Fundação CASA de Franca em oportunidade de futuro
Fundação CASA/Divulgação
Conhecer a história do grão de café do pé à xícara. Essa foi a experiência adquirida pelo jovem Paulo (nome fictício), de 17 anos, que cumpre medida na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Franca, durante as aulas do projeto Formação Barista, realizadas no começo do mês de setembro.

A participação do jovem foi oportunizada por meio de uma articulação do centro socioeducativo com o Instituto Chuí de Esportes, fundado pelo jogador de basquete, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, mais conhecido como Chuí, com patrocínio da Sicredi e apoio do Olinto e Travessia, juntamente com a Defensoria Pública do município.


A proposta do projeto Formação Barista é oferecer um conhecimento completo preparando jovens em vulnerabilidade social para atuarem de forma profissional no setor.

Durante a capacitação, Paulo visitou a uma fazenda produtora de grãos, acompanhou todo o processo de secagem, torra e moagem e, por fim, na parte prática, aprendeu a extrair a bebida com o manuseio de máquinas profissionais de café expresso.

Além disso, nas aulas ministradas pelo barista José Tadeu, o jovem aprendeu ainda o preparo de diferentes bebidas, explorando tanto a técnica quanto a cultura que envolve a tradição do café, conhecendo a dinâmica do trabalho em cafeterias.

Como explica o coordenador pedagógico do CASA Franca, Taiguara dos Reis Alves, o curso teve um conteúdo muito completo. “O primeiro dia foi realizado na Fazenda Capoeira em Jeriquara onde ele aprendeu desde o plantio do café até o momento que é servido. Já no segundo dia, foi realizado na cafeteria dentro da Loja Havan de Franca. Foi uma experiência bem legal que, em breve, será ampliada para mais jovens do CASA Franca”, destacou.

Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, a participação do adolescente no curso se alinha totalmente ao contexto de sua medida socioeducativa. “A iniciativa reforça a importância de projetos que preparam adolescentes para um futuro com perspectivas reais de inserção no mercado de trabalho, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e segura”, concluiu.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAUREEN MELLO NOTTOLINI RUIZ
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp