Divulgação/Sidarta
Com esse verso da música “Olinda, Eu Amo Você”, do compositor Chico Viola, o músico Amauri Nascimento define a tônica presente em seu terceiro EP, “Carnais Cais” que será lançado dia 21 de fevereiro em todas as plataformas digitais. São seis faixas, com cinco clipes disponíveis no YouTube do artista.
Em uma homenagem à energia pulsante do Carnaval de Olinda e Recife, as seis faixas do EP trazem o frevo de melhor qualidade com participações de nomes de peso como: Nena Queiroga, Cassius Cavalcanti, Luciano Magno, Gustavo Travassos, Augusto Silva e Frevo Novo. A mistura do frevo raiz, do brega, do samba e do axé estão presentes na sonoridade deliciosa que as participações do ícone Nega do Babado e do fenômeno Nego Thor, trouxeram ao trabalho de Amauri, que considera “Carnal Cais” sua carta de amor ao Carnaval, tanto como folião, quanto como artista. Um trabalho fundamental para sua construção como pernambucano; cheio de riqueza, cultura, arte e identidade.
A primeira faixa “Olinda, Eu Amo Você”, de Chico Viola e contribuições em sua melodia de Amauri, tem produção de Waltinho de Souza e acompanhamento dos músicos Augusto Silva (bateria), Lieve Ferreira (guitarra), Gilberto Bala (percussão), Waltinho de Souza (Tuba) e Iko Brasil (flauta), além das participações da Rainha do frevo Nena Queiroga, Cassius Cavalcanti (Som da Terra), Augusto Silva, Eduardo Japiassu e Frevo Novo que abrem a faixa. O elogiado vídeo da música já se encontra disponível no canal do artista do YouTube.
A segunda faixa do EP, a marchinha “Melô do Fio Dental/ Seu Gatão” de Lourdes Silva, hoje com 82 anos, tem uma história muito interessante. Décadas depois de Dona Lourdinha ter enviado esse Medley, com outra letra, na década de 70, para um concurso de músicas de Sílvio Santos, ela cantou a marchinha para Amauri, que pediu permissão para trazer a letra para um contexto atual, enaltecendo o direito da mulher estar vestida como quiser e não poder ser tratada de forma desrespeitosa sob pretexto de sua vestimenta. Para o dueto, Amauri convidou Nega do Babado, diva do movimento brega e do empoderamento feminino. A música recebeu um clipe dirigido por Italo Monteiro (ProRec Produções), que dirigiu seu primeiro clipe “Miragem Tropical”, que ganhou como melhor clipe no Prêmio da Música de PE, em 2018. A produção musical é de Fabio Valois.
Faixa exclusiva do EP, “Um Sol pra Cada Cabeça” é um frevo composto por Amauri com participações de Gustavo Travassos, cantor oficial do Galo da Madrugada, e Nego Thor, fenômeno do samba e axé em PE. Produção musical de Fabio Valois.
“Lá vem o Galo”, frevo do compositor caruaruense Humberto Bonny que ofereceu gentilmente essa linda homenagem ao maior bloco da terra para que Amauri realizasse a gravação, tem produção musical de Fabio Valois e a participação da candidata a rainha do Carnaval, Aleksandra Eliza no clipe da música, trazendo seu passo e beleza inesquecíveis.
Uma ode a Capiba, Nelson Ferreira, Alceu Valença, J. Michiles, André Rio, Marron Brasileiro, Nena Queiroga, Almir Rouche, Zé Brown, Engenho do Meio e seu tradicional Bloco Cabeça de Touro entre outros símbolos, “Calor”, quinta faixa do EP, composta e interpretada por Amauri, reverencia as influências artísticas que o fizeram ser um cantor de frevo e ritmos pernambucanos. A faixa conta com a participação da guitarra inovadora do baiano radicado em Recife, Luciano Magno e direção musical de Flavio Valois.
Para encerrar o EP de forma sublime, o frevo de bloco “Clareou Nosso Amanhã”, inspirado na poesia de Carmen Lúcia Couto, recebeu adaptações na letra e melodia de Amauri. O clipe da música tem a participação do Bloco Lírico Com Você no Coração.
Amauri comemora o lançamento desse terceiro ato, que virá a ser seu primeiro Álbum, juntamente com os trabalhos anteriores, “Ser… Tão…” (EP Junino) e “Tropi”(Latinidades e Brega) lançados em 2024. Para o músico, todo esse trabalho trata-se de uma jornada de entender seu chão e seu lugar através da sua música.
Sobre Amauri Nascimento
Iniciou sua carreira em 2004 cantando no coro da UFPE.
Com trabalho baseado na fusão de elementos da música popular pernambucana e características urbanas, em 2013 fundou a Banda Doctor Vôte. Em 2014 foi a vez do Projeto Fossa que fazia releituras de música deste estilo. Em 2017, lançou sua carreira solo com a música autoral "Miragem Tropical" produzida por Samico, com participação de Irah Caldeira e Betto do Bandolim e clipe premiado pela ACINPE. em 2018.
Representando a música pernambucana em vários estados do Brasil, também gravou com diversos nomes do cenário regional e nacional. Seu primeiro álbum, com lançamento previsto ainda para esse ano, refletirá sua relação multifacetada com a música pernambucana.
Faixas disponíveis em todas as plataformas digitais.
Amauri Nascimento nas Redes
Instagram:@amaurinascimentooficial
Youtube: www.youtube.com/amaurinascimento
Facebook: facebook.com/amaurinascimentofanpage
facebook.com/jose.amauri
Twitter: @oficialamauri
Tiktok:amaurinascimentooficial
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BEATRIZ MERCHED FIALHO FURTADO
[email protected]