São Paulo, 30 de abril de 2025 – Teve início em Santos o Projeto EcoDique, iniciativa realizada pelo Instituto Arte no Dique com apoio da Bracell, que oferece atividades gratuitas voltadas à formação ambiental, à economia circular e à valorização da cultura local. O programa integra o portfólio do Bracell Social, programa de investimento social privado da empresa, e acontece no Dique da Vila Gilda, maior favela sobre palafitas do Brasil, que abriga mais de 20 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e ambiental. A iniciativa busca transformar essa realidade por meio de capacitações e ações de conscientização.
Com duração prevista até dezembro de 2025, o projeto se propõe a despertar a consciência ambiental e promover a geração de renda a partir de materiais recicláveis descartados pelos moradores nas áreas das palafitas. Para isso, são oferecidas oficinas gratuitas para crianças, jovens e adultos da comunidade, com foco em meio ambiente e ecologia, moda sustentável e reutilização criativa de materiais recicláveis.
As atividades tiveram início no dia 24 de abril, com ações educativas e criativas voltadas a diferentes faixas etárias da comunidade. Cerca de 17 crianças de 9 a 11 anos participaram de uma aula inaugural do projeto com a temática Meio Ambiente e Ecologia conduzida pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), dentro do projeto Jovens Props (Propágulos). Durante o projeto serão realizadas atividades de Contação de Histórias e Arte Sustentável com crianças de 7 a 11 anos, conduzidas por Renalde Oliveira, além de oficinas voltadas a jovens e adultos a partir de 16 anos, como Eco Cartonagem e Costura Criativa, com as educadoras Andrea Campanilli e Martha Baldan.
“O EcoDique representa um passo concreto no nosso compromisso com a sustentabilidade e com as comunidades onde atuamos. Queremos contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, criativos e protagonistas de mudanças positivas em seus territórios. A iniciativa também está alinhada à nossa agenda Bracell 2030, que reforça o compromisso com o empoderamento das comunidades e com o desenvolvimento social nas regiões onde estamos presentes”, afirma Francine Toledo, coordenadora de responsabilidade social da Bracell São Paulo.
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os que tratam de Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis e Vida Terrestre. Com apoio da Prefeitura de Santos, o projeto seguirá ao longo de 2025 com atividades educativas e experiências externas, além da realização de uma Semana Cultural, promovendo conexões entre arte, meio ambiente e educação na comunidade.
Sobre a Bracell
A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel e especial, se destaca por sua experiência no cultivo sustentável do eucalipto, que é a base para a produção de matéria-prima essencial na fabricação de celulose de alta qualidade. Atualmente a multinacional conta com mais de 11 mil colaboradores e duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.bracell.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELISA DESTRO DE OLIVEIRA
[email protected]