Feira voltada à alimentação fora do lar acontece de 27 a 30 de maio: das 13h às 20h (27 a 29/05) e das 13h às 19h (30/05), no Distrito Anhembi, em São Paulo
Ribeirão Preto (SP), 26 de maio de 2025 – O Grupo Utam participa da Fispal Food Service 2025, que acontece de 27 a 30 de maio no Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209), em São Paulo. Considerada a principal feira da América do Sul voltada à alimentação fora do lar, a Fispal reunirá mais de 2.200 marcas expositoras e deve atrair cerca de 60 mil visitantes.
No evento, o Grupo Utam apresenta um portfólio completo de soluções em café, com foco nas linhas em grãos, espresso e monodoses. Com os motes “Pensou Café, pensou Utam”, “Pensou Espresso, pensou Utam” e “Pensou Monodose, pensou Utam”, a empresa reforça seu posicionamento no mercado B2B, oferecendo produtos que aliam qualidade, praticidade e inovação.
Experiência sensorial e soluções para o food service O estande da Utam foi desenvolvido para proporcionar aos visitantes uma experiência sensorial completa, com degustação de blends exclusivos, atendimento técnico especializado e demonstrações de baristas. O público poderá conhecer a variedade de produtos da marca, que inclui cápsulas, cafés torrados e moídos, solúveis, cappuccinos, filtros e soluções voltadas ao food service.
Portfólio de marcas e inovação Durante a feira, será possível conhecer o mix completo do Grupo Utam, que inclui as marcas: Café Utam, Utam Momentos, Utam Uno, Utam Gourmet, Café Ribeirão, Café Nilza, Café Biagini, Café Ribeirânia, Café Santa Adélia, Café Lagoinha, Café Santa Alcina e a mais recente: Utam Multi - linha multibebidas desenvolvida para máquinas compatíveis com diferentes formatos de cápsulas.
Com 55 anos de atuação, a empresa é referência em inovação no setor cafeeiro, sendo pioneira na produção nacional de cápsulas de alumínio compatíveis com os sistemas Nespresso e, mais recentemente, Dolce Gusto. Também se destacado na produção de monodoses com padrão de qualidade superior. Possui dois parques industriais – em Ribeirão Preto (SP) e em Piumhi (MG), este último localizado em uma das principais regiões produtoras de cafés especiais do Brasil. “A Fispal é uma vitrine estratégica para apresentarmos nossos diferenciais e ampliarmos nossa rede de parcerias. Nosso foco está em oferecer soluções personalizadas para cada tipo de negócio, com excelência do campo à xícara e atendimento próximo ao cliente”, observa Ana Carolina Soares de Carvalho, diretora do Grupo Utam.
Inovação e proximidade: pilares estratégicos Reconhecida por sua expertise em monodoses, a Utam investe continuamente em inovação. A produção de cápsulas de alumínio compatíveis com Nespresso teve início com a linha Utam Uno, foi expandida com as cápsulas Fazenda Santa Alcina e depois trouxe o lançamento da Utam Multi, para sistemas multibebidas.“Nosso portfólio cresce com o propósito de entregar experiências marcantes por meio de blends pensados para diferentes paladares e momentos de consumo”, destaca a diretora.
A localização estratégica do parque fabril em Piumhi aproxima a empresa dos principais fornecedores e polos consumidores do Sudeste, como São Paulo, Ribeirão Preto e Belo Horizonte.
Parceira de longa data da Fispal A relação entre a Utam e a Fispal Food Service ultrapassa uma década, consolidando-se como um elo importante na estratégia de expansão e conexão com o mercado B2B. A edição de 2025 marca mais um passo da empresa rumo à ampliação de sua presença nacional, aproveitando o potencial de geração de negócios da feira.
“Estar na Fispal, evento com mais de 40 anos de história, é estreitar nosso compromisso com a expansão do café brasileiro e com parcerias duradouras com estabelecimentos de todos os portes”, completa Ana Carolina.
Sobre o Grupo Utam Fundado em 1969, o Grupo Utam é uma das maiores indústrias brasileiras de café, com um portfólio amplo e diversificado. A empresa conta com cinco unidades de negócios e capacidade produtiva superior a 1.400 toneladas/mês. Destaca-se por sua performance em constante evolução, solidez de mercado e produtos reconhecidos por sua qualidade.
Unidades de negócios:
Cafés torrados e moídos: marcas tradicionais como Utam, Momentos, Biagini e Ribeirão. completa para restaurantes, padarias e cafeterias através de serviços de consultoria e treinamento, e produtos especializados, como grãos, máquinas e complementos.
Grãos especiais: cafés Gourmet e Superior de regiões selecionadas.
Food Service: soluções completas para restaurantes, padarias e cafeterias através de produtos especializados, como grãos, produtos em embalagens próprias para o setor, além de técnicos e baristas experientes prestando serviços de consultoria e treinamento para os clientes.
Single Cup ou monodse: cápsulas e monodoses, incluindo drip coffee e bebidas diversas, entregando sabor e praticidade aos consumidores.
Marca Própria: produção para mais de 100 marcas de grãos e 300 de dose única para terceiros, através de muita tecnologia e know how acumulados em 55 anos de atuação.
Em todas as unidades de negócios, o Grupo Utam oferece matéria-prima de qualidade, tecnologia avançada, todo tipo de café para embalagens diversificadas e profissionais de alta performance acompanhando cada etapa da produção.
Destaque no ranking da ABIC O Grupo Utam conquistou recentemente a 12ª posição entre as maiores indústrias de café do Brasil e a 4ª no Estado de São Paulo, de acordo com o ranking da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).