Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Isso interessa a você

COP30

Renato Nalini
07/07/2025 07h22 - Atualizado há 9 horas
Isso interessa a você
Domínio Público
            Você, paulistano que vive na maior cidade do Brasil e uma das maiores do planeta, deve estar perguntando porque precisa se preocupar com a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro próximo.
            A ONU já realizou vinte e nove outras COPs, que são reuniões de todos os países interessados na questão ambiental. Como se sabe, chegaram as emergências climáticas, trazendo fenômenos extremos como precipitações pluviométricas violentas, com rajadas de vento que derrubam árvores sadias, arrancando-as com toda a raiz de seus leitos.
            Quando isso não acontece, ocorrem as “ondas de calor”, que matam mais do que as ondas de frio. Tudo afeta não só a um grupo, mas a todas as pessoas. E as principais vítimas são os mais vulneráveis. Os despossuídos, os que moram mal, em moradias toscas e desprovidas de todo o conforto usufruído por aqueles que têm condições de se acautelar e suportar as intempéries.

            Ora, a COP30 vai discutir questões de extremo interesse. Ainda não tem sido honrado o compromisso das nações ricas propiciarem recursos financeiros para que as nações emergentes se preparem e se adaptem para o que ainda virá. Não se deve mais perguntar “se” esses desastres acontecerão, mas sim “quando” é que eles nos atingirão.
            Por isso é que a Prefeitura de São Paulo está cuidando de discutir as grandes questões climáticas: a transição energética, a mobilidade urbana, os resíduos sólidos, a falta de árvores, a escassez hídrica. Todos estamos imersos nessa realidade complexa e podemos fazer alguma coisa para suportar esses cataclismos. Que não são “naturais”, mas derivam dos maus-tratos infligidos pela humanidade ao seu único habitat, o planeta Terra.
            Por sinal, não é a Terra que está correndo perigo. É a humanidade. Pois o planeta poderá continuar a existir, mas prescindirá da espécie humana, se continuarmos a maltratá-la. Por isso, interesse-se pela COP30 e participe de atividades que estão sendo desenvolvidas por toda a nossa capital.

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo. 

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp