Ribeirão Preto/SP, 4 de agosto de 2025 - A Associação Paulista de Estudos Tributários (APET) promove, no dia 6 de agosto (quarta-feira), o 1º Colóquio da Reforma Tributária do Consumo, com a participação de especialistas da área tributária — advogados, juristas e professores — e representantes do setor do agronegócio. O objetivo é discutir pontos específicos da Reforma Tributária que impactam diretamente neste segmento estratégico da economia brasileira. O evento marca também a inauguração da nova sede da APET, localizada na Rua Dr. Rafael de Barros, 209 – 2º andar, no bairro Paraíso, em São Paulo (SP). A programação será presencial, com início às 8h30 e encerramento às 17h.
Com o tema central “IBS e CBS na Prática”, o colóquio propõe uma análise aprofundada sobre os dois novos tributos que entram em vigor a partir de 2026: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Entre os destaques da programação está o painel: “Regimes específicos e diferenciados: serviços financeiros (intermediação bancária e ativos virtuais) e agronegócio (alimentos destinados ao consumo humano, insumos, produtor rural e cooperativas)”, que irá abordar os regimes diferenciados previstos na reforma, com foco em dois setores de grande relevância — os serviços financeiros, incluindo intermediação bancária e ativos virtuais, e o agronegócio, com ênfase em alimentos, insumos, papel do produtor rural e das cooperativas.
O advogado tributarista Fabio Pallaretti Calcini, sócio de Brasil Salomão e Matthes Advocacia, referência nacional no tema, será um dos debatedores do painel e destaca a importância do debate. “O setor do agro recebeu um tratamento diferenciado dentro da Reforma Tributária, e a ideia é esclarecer esses pontos à luz da Lei Complementar 2014, que incorporou a Emenda Constitucional 132, regulamentando o IBS e o CBS”, afirma Calcini.
Doutor em Direito Tributário, professor do IBET e da FGV Direito SP, Calcini também celebra a nova sede da APET. “Trata-se de uma entidade que é referência nacional nos debates sobre tributação. Estar presente neste evento, que ainda presta uma homenagem especial ao advogado Yves Gandra, é uma honra e uma grande satisfação.”
Além de Fabio Calcini, participam do painel a moderadora Carla Tredici, as expositoras Ana Cláudia Utumi e Lina Santin, e o também advogado tributarista Gustavo Brigagão.
Junto com ele, participam do painel a moderadora Carla Tredici, as expositoras Ana Cláudia Utumi e Lina Santin, e o advogado tributarista Gustavo Brigagão. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial da APET: www.apet.org.br.
No Painel 1, será debatida a hipótese de incidência, com foco na abrangência da matéria tributável e na localização do fato gerador do IBS no espaço (destino). Já o Painel 2 tratará da não cumulatividade e extinção da obrigação tributária, discutindo princípios como neutralidade, extensão da não cumulatividade e o sistema split payment. O Painel 3, intitulado “Regimes específicos e diferenciados”, abordará aspectos relacionados aos serviços financeiros (intermediação bancária e ativos virtuais) e ao agronegócio, contemplando alimentos para consumo humano, insumos, produtor rural e cooperativas no agronegócio Por fim, o Painel 4 focará no contencioso administrativo e judicial relacionados à aplicação do IBS e da CBS, evidenciando os desafios práticos dessa nova sistemática tributária.
O colóquio é coordenado pelos tributaristas Marcelo Magalhães Peixoto e Alexandre Evaristo, que assumem a coordenação geral do evento, organizando as discussões e conduzindo a dinâmica dos painéis ao longo do dia.
Sobre Brasil Salomão e Matthes Advocacia Fundado em 1969, completou 56 anos de atuação em 1º de março de 2025. Nesta longa trajetória consolidou-se como escritório full service. Atualmente, são 11 unidades em funcionamento no Brasil: São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Franca (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Três Lagoas (MS), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT) e a mais recente inaugurada em fevereiro deste ano, em São José do Rio Preto. Está presente em Portugal há seis anos nas cidades de Lisboa e Porto. Reúne profissionais especializados e voltados para o aprimoramento contínuo e para a busca pela excelência no atendimento ao cliente.
Sites
www.brasilsalomao.com.br e www.brasilsalomao.com.br/portugal/ Redes sociais – Brasil
Facebook - facebook.com/BrasilSalomaoeMatthes
Instagram - instagram.com/brasilsalomaoematthes/
LinkedIn - linkedin.com/company/brasil-salom-o-e-matthes-advocacia
YouTube - https://www.youtube.com/c/BrasilSalomao_
Redes sociais – Portugal
Facebook - facebook.com/brasilsalomaoportugal
Instagram - https://www.instagram.com/brasilsalomaoportugal
LinkedIn - linkedin.com/company/brasil-salom-o-e-matthes-advocacia