O incêndio na Serra da Canastra, em São Roque de Minas, que já durava quatro dias, foi controlado e de acordo com o diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, Luiz Arthur Castanheira, a princípio não oferece mais riscos de invadir a área interna da unidade de conservação ambiental.
Na manhã desta quinta-feira (11), ele havia informado que além das três frentes de fogo existentes desde segunda-feira, um novo foco foi detectado ao lado de fora do local. “Ainda não temos informações concretas sobre a área que foi devastada pelo fogo, mas as chamas indicavam um rastro de pelo menos 15 quilômetros de extensão”, comentou.
As chamas desta quinta foram próximas à região de São João Batista do Glória. Cerca de 40 brigadistas estiveram na região para conter as chamas e contaram com o apoio de aeronaves para o combate. Segundo o diretor, durante a tarde o efetivo do Corpo de Bombeiros diminuiu e a situação no local também foi controlada.
Luiz Arthur disse, ainda, que na manhã desta sexta-feira (12) sobrevoará a região para observar a área atingida e para constatar se haverá mais algum foco de incêndio nas proximidades. “Ainda há fogo em uma região que fica a mais de 60 quilômetros, em uma área privada, de propriedades rurais. Estamos atentos, mas acredito que não há risco mais ao parque”, afirmou.