Portal Serrolândia Publicidade 728x90
26/09/2020 às 11h16min - Atualizada em 26/09/2020 às 11h16min

NÃO OLHE PARA TRÁS!

Foto ilustrativa: Wesley Almeida / cancaonova.com

"Lembrai-vos da mulher de Ló" Lc 17.32
 
Acredito que todos nós já ouvimos falar da história da mulher de Ló, narrada originalmente no livro de Gênesis capítulo 19, quando por ocasião da destruição de Sodoma e Gomorra, Ló recebe uma advertência divina para sair daquela cidade e não olhar para trás; ordem esta, desobedecida por sua mulher, que ao olhar para trás, foi transformada imediatamente em uma estátua de sal. Jesus faz citação de tal ato, para advertir os seus discípulos quanto a sua vinda, o estabelecimento do seu reino.


Mas, olhar para trás é pecado? Existem algumas passagens Bíblicas que Deus nos manda considerar nosso passado! Sendo assim em qual situação olhar para trás é pecado?

Olhar para trás é pecado quando fazemos isto em desobediência à palavra de Deus, quando ele expressamente diz: não olhe! A mulher de Ló foi previamente advertida, mas mesmo assim desobedeceu e olhou, como muitas vezes fazemos. Deus nos alerta em sua Palavra, nos mostra o perigo, mas muitos preferem correr o risco, literalmente querem “pagar pra ver”. Na maioria das vezes o preço é muito alto; a mulher de Ló que o diga!

Olhar para trás é pecado, quando o que ficou para trás não nos edifica, não acrescenta, como, por exemplo: mágoas, feridas, frustrações, erros, desacertos etc. Remoer as tristezas do passado é comprometer a alegria e o progresso do presente. Não devemos desenterrar o que já foi sepultado, desnudar o que já foi coberto; se já foi superado, porque relembrar o que nos faz doer?

Olhar para trás é pecado, quando sentimos saudades, ou vontade de retornar para onde Deus nos tirou (imoralidade, corrupção, sujeira, escravidão). Esse desejo se constitui numa profunda ingratidão para com aquele, que com a sua poderosa mão nos libertou de tal situação. Voltemos o rosto para o presente tão somente, sobretudo se Deus já redimiu do passado sombrio.

Olhar para trás é pecado, quando não confiamos nas promessas do Senhor Jesus, quando temos dúvidas quanto à sua Palavra, quando deixamos a incredulidade tomar conta do nosso coração. Essas fraquezas nos fazem retroceder diante das adversidades e muitas vezes deixamos de avançar, crescer na fé. Alguns discípulos cometeram esse erro e foram repreendidos por Jesus.

Façamos como o salmista no salmo 121. Olhemos para o altíssimo, pois é dele que vem o nosso socorro, o nosso amparo, o nosso auxilio; Ele é a razão do nosso existir, nele há restauração, recomeço e salvação! Não olhe para trás, siga em frente! Sempre olhando para aquele que é o autor e consumador da nossa fé, Jesus!
 
Ótima semana para você!

Albérico Macedo.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp