Portal Serrolândia Publicidade 728x90
24/10/2020 às 15h35min - Atualizada em 24/10/2020 às 15h35min

CUIDADO COM O PODER!


“Cuxe gerou a Ninrode, que começou a ser poderoso na terra.” 1Crônicas 1.10

 Existem duas coisas que a maioria das pessoas busca excessivamente, sem medir as consequências e sem qualquer tipo de critério. Prazer e Poder. Em busca de ambos, pessoas perdem a vergonha, perdem os princípios, relativizam, deturpam a verdade e inverte os valores. Tais anseios não são algo do presente, um exemplo da busca desenfreada pelo poder, foi Ninrode. Mas quem foi este homem?

Ninrode foi bisneto de Noé, descrito como o primeiro poderoso na terra (Génesis 10:8; 1 Crônicas 1:10) A palavra “poderoso” significa, como indica a passagem, que ele era política e militarmente poderoso. Seu nome significa “Rebelde” Porque incitou todo o mundo a se rebelar contra a Sua soberania. Foi, provavelmente, sob o seu comando que se iniciou a construção de Babel (confusão) e da sua torre. Ninrode estendeu o seu domínio ao território da Assíria e construiu ali Nínive, e Reobote-Ir, Calá, e Resem. A tradição judaica argumenta que Ninrode foi o primeiro caçador, portanto, a pessoa que introduziu a carne na dieta humana. A Tradição diz que havia um relacionamento hostil entre Ninrode e Abraão. Ninrode acreditava ser mais poderoso que Deus, e o dia em que disse ser o dono do Sol foi a "gota d'agua" para o Criador, que ordenou sua morte. Ninrode não tinha escrúpulos, tanto que tirou sua mãe como mulher. Tal personagem nos mostra, o quanto o poder humano é perigoso. Sua triste história nos traz pelo menos três alertas.

Em primeiro lugar, a história de Ninrode nos ensina que o poder humano é compulsivamente sedutor. Apesar de ter bons antecedentes (bisneto de Noé) Ninrode foi totalmente seduzido pelo poder, queria ser reconhecido, ser aclamado; ele não via outra coisa na frente a não ser o poder em suas mãos. Sobre este homem, Josefo escreveu: "Pouco a pouco, transformou o estado de coisas numa tirania, sustentando que a única maneira de afastar os homens do temor a Deus era fazê-los continuamente dependentes do seu próprio poder. Ele ameaçou vingar-se de Deus, se Este quisesse novamente inundar a terra; porque construiria uma torre mais alta do que poderia ser atingida pela água e vingaria a destruição dos seus antepassados. O povo estava ansioso de seguir este conselho, achando ser escravidão submeter-se a Deus; de modo que empreenderam construir a torre, e ela subiu com rapidez além de todas as expectativas." Assim como este homem, muitos são seduzidos pelo poder; vêem como se fosse o objetivo central da vida.

Em segundo lugar, a história de Ninrode nos ensina que o poder humano é extremamente enganador. Ninrode ao construir a torre de Babel, pensava que essa seria a forma de não espalhar o povo, por esta razão unificou o povo neste projeto audacioso, astuto e antropocêntrico. O discurso aparentemente era bonito, a união e a estabilidade do povo. Porem, como disse o Rev. Cloves Azevedo “Unidade sem Deus é fracasso total.”Não é diferente nos nossos dias, muitos buscam o poder sob alegações aparentemente corretas, certamente serão enganados.

Em terceiro lugar, a história de Ninrode nos ensina que o poder humano, é altamente destruidor.
Na busca excessiva pelo poder, Ninrode teve seu nome e suas obras totalmente destruídos. Ele pensava ser, inatingível, indestrutível e inexpugnável. Porém sua queda foi iminente e  avassaladora. Foi um rei que Deus jamais aprovaria. A busca desenfreada pelo poder, tem manchado a vida de muitas pessoas que tiveram uma ótima oportunidade de fazer o que era certo, mas jogaram fora, sua dignidade, seus princípios, sua história em nome do Poder.

O poder humano em contraponto com o poder divino, nunca terá êxito. Ao invés de buscarmos o poder humano, devemos atentar para o conselho do Salmista que nos diz: “Buscai o Senhor e o seu poder” Sl 105.4. Pois fazendo assim, não seremos combatidos, mas usados por Ele. Podemos ser o alvo ou o instrumento do poder divino, vai depender das nossas aspirações e conduta.

Ótima semana para você!

Albérico Macedo


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp