Portal Serrolândia Publicidade 728x90
17/08/2022 às 17h55min - Atualizada em 18/08/2022 às 00h01min

Cia Truks fala de coisa séria, com doçura, humor e poesia no espetáculo Pipo e Fifi em apresentações gratuitas em Petrolina (PE)

Com informações transmitidas de forma lúdica, o espetáculo leva a criança a aprendera se proteger e a se defender de abusos sexuais.

SALA DA NOTÍCIA MAURICIO ANTUNES BARREIRA
Divulgação
Você sabia que duas em cada cinco crianças sofrem, ou já sofreram, algum tipo de abuso sexual no Brasil? “Sim, infelizmente as estatísticas são alarmantes e é urgente que cada um de nós faça a sua parte para mudar esta realidade tão triste”, comenta o diretor Henrique Sitchin.
 
Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a CIA TRUKS abraçou o projeto e colocou o pé na estrada pelo País afora com a peça Pipo e Fifi. A peça apresenta o importante e necessário tema do abuso sexual, de forma poética, com humor e fantasia. Com patrocínio do Instituto CCR no trecho da concessionária Metrô Bahia, as apresentações acontecem entre 15 de agosto e final de setembro em escolas, creches e centros comunitários. Veja abaixo as próximas apresentações: 
 
PETROLINA - PE
22 de agosto:
Projeto Senador Nilo Coelho - Núcleo 5 Quadra F, SN Vila Nova
Horário sessões: 9h; 10h30; 14h; 15h30 // Horário oficinas: 9h45; 11h15; 14h45; 16h15


23 de agosto:
Parque Municipal Josepha Coelho R. Adelina Santana, 2 - Maria Auxiliadora 
Horário sessões: 9h; 10h30 // Horário oficinas: 9h45; 11h15
 
BARBACENA - MG
 
29, 30 e 31 de agosto
Escola Municipal Embaixador Martim Francisco (CAIC) Rua Antônio Alves de Oliveira, 461, Água Santa
 
Horário sessões - 29 de agosto: 10h; 14h
Horário oficinas 29 de agosto: 10h45; 14h45
 
Horário sessões - 30 de agosto: 9h; 10h30; 14h
Horário oficinas - 30 de agosto: 9h45; 11h15; 14h45
 
Horário sessões - 31 de agosto: 10h; 14h
Horário oficinas - 31 de agosto: 10h45; 14h45
 
“Com este espetáculo, fazemos um alerta – é preciso entender os sinais e impedir que a violência sexual contra as crianças se consume ou continue. Oferecemos um bom escudo para que as crianças aprendam como e saibam que podem sim, se defender dos abusos”, comenta Sitchin.
 
O espetáculo faz uma fidelíssima transição, para os palcos, da obra literária de mesmo nome, da premiada autora CAROLINE ARCARI. A peça é uma importante ferramenta de proteção para os pequenos, explicando às crianças, a partir dos 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando para as crianças caminhos para a proteção contra abusos sexuais.
 
A apresentação teatral conduz as crianças por um universo lúdico e mágico, construído por meio da força dos tradicionais bonecos da Cia Truks, que parecem até mesmo respirar em cena, tamanha a qualidade de sua animação. Mesclando momentos de muito humor com outros de delicada poesia, o espetáculo traz para a cena a mesma sensibilidade com  que  o tema  é abordado  no  livro  Pipo  e  Fifi.
 
Para criar essa conexão com as crianças e chegar até elas com um tema tão delicado e importante, foi convidada para desenvolver essa peça a ‘‘Cia Truks’’, reconhecida ao longo dos anos por seu especial cuidado com o universo das crianças, com o desenvolvimento de uma dramaturgia rica e por seu extremo profissionalismo.


Sobre a Cia Truks
 
A Cia. Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. A Cia participa de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos. O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil.
 
Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br
 
FICHA TÉCNICA
 
TEXTO - Caroline Arcari. ADAPTAÇÃO - Henrique Sitchin. DIREÇÃO - Henrique Sitchin e Gabriel Sitchin. ELENCO - Aguinaldo Rodrigues, Bianca Muniz, Driely Palacio e Thais Rossi. MÚSICAS - Yuri de Francco. CENOGRAFIA E BONECOS -
Cia. Truks. Operador de Som e Luz – João Santiago, PRODUÇÃO GERAL: Cia Truks
 
PIPO E FIFI NO MUNDO
 
O livro PIPO E FIFI já teve mais de 100 mil cópias distribuídas no Brasil. A autora, Caroline Arcari, já viajou para quatro outros países, realizando projetos, formações aos profissionais e atendimento às crianças:
 
·Inglaterra (Londres) em parceria com a Lawrs e Casa do Brasil.
·Portugal (Beja | Albufeira) em parceria com a Praça.
·Espanha (Madrid) em parceria com o Consulado Brasileiro.
·Cabo Verde (Praia) em parceria com a Unicef, Acrides e ICCA.
·Estados Unidos (Nova York | Nova Jersey) em parceria com a Mantena Global Care.
 
Para roteiro
 
Pipo e Fifi – Espetáculo teatral para crianças a partir de 3 anos. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br .  Abaixo a relação de cidades onde acontecerão as apresentações.
 
https://youtu.be/bsfH-VwpDmw
 Link com cenas do vídeo da peça + depoimentos do elenco, patrocinador e escolas
 
 
Projeto Pipo e Fifi - PRONAC 185179
42 apresentações do espetáculo Pipo e Fifi
https://www.truks.com.br/espetaculos/pipo-e-fifi

PATROCINADORES/ CIDADES
 
  • Bayer – Bahia – Camaçari e Simões Filho
  • Bayer – Pernambuco – Petrolina
  • Fiven – Minas Gerais - Barbacena  
  • Ecovias – São Paulo – Santos, Cubatão e São Vicente 
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp