"A dermatite atópica (DA) como ninguém nunca viu". Essa é a promessa da AbbVie em sua nova campanha Atópicos, criada pela FCB Health. O trabalho se destaca com uma série de animações produzidas em parceria com a Vetor Filmes. Feitos para serem "sentidos na pele", cada peça da primeira temporada apresenta um perfil diferente de paciente e os impactos que a doença causa em suas vidas. Assista https://www.youtube.com/watch?v=OZLYl51wyo0
"Queremos que essa campanha funcione como uma ferramenta importante para que a compreensão sobre a dermatite atópica aumente entre os pacientes e a sociedade em geral. Ainda existe muito estigma em relação à doença e é fundamental mostrar que se trata de uma condição crônica, não contagiosa e que pode ser controlada", afirma Sérgio Pacheco, Diretor de Imunologia da AbbVie.
Para Mauro Arruda e Diego Freitas, ambos co-managing directors e diretores executivos de criação da FCB Health Brasil, "a comunicação de saúde precisa contribuir para acabar com esses estigmas usando a criatividade para agregar significado e relevância, e por isso uma série em linguagem de animação pode ser tão eficiente".
O primeiro filme, Frio Escaldante, retrata as dificuldades dos pacientes durante as épocas mais frias do ano, apresentando os sintomas desencadeados pela doença, como coceira intensa, pele seca, sensação de ardência, distúrbios do sono e absenteísmo no trabalho1,2,3. Já o segundo filme, Infância Deserta, aborda os impactos da doença em crianças, pois estima-se que 20% delas em todo o mundo vivem com dermatite atópica¹.
Por fim, o terceiro filme, Monstro no Armário, fala sobre como certos tipos de roupas ou tecidos podem desencadear episódios da doença, trazendo prejuízos na socialização e na saúde mental em adolescentes²,³.
Toda a ideia foi desenvolvida para reforçar a mensagem de que a dermatite atópica é uma doença sistêmica e que se manifesta de dentro para fora. Por isso, os filmes foram visualmente concebidos para sempre revelar um mundo interior e um mundo exterior. A linguagem em animação foi escolhida por proporcionar mais liberdade de abstração, permitindo a criação de cenas bastante sensoriais em conjunto com um design de som impactante, como conta a dupla de diretores de criação da FCB Health Diogo Barbosa e Murilo Battistella.
"Todos os roteiros são baseados em histórias reais, e foram escritos de modo a representar 'o mundo de dentro', ou seja, aquilo que acontece debaixo da pele dos pacientes, que as pessoas que não convivem com dermatite atópica não conseguem enxergar ou compreender. São filmes para serem, de fato, sentidos na pele", completam, destacando como objetivo maior a busca pela representatividade dos pacientes e, por isso, as metáforas que geram identificação com respeito e empatia pela condição do paciente.
O filme de estreia será veiculado na Globo em setembro, Mês de Conscientização da Dermatite Atópica, e os próximos estão previstos para veiculação em novembro, com exibições na TV aberta, on-line, digital e redes sociais. As animações podem ser vistas na íntegra no site atopicos.com.br, onde também estão disponíveis informações sobre a doença e materiais didáticos que explicam as metáforas que cada filme apresenta.
Além disso, o site apoia o paciente a encontrar um médico especialista em tratar a dermatite atópica, que pode ser um dermatologista ou um alergista, por meio das ferramentas de busca da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Todos os filmes são uma produção da Vetor Filmes, com direção de Gabriel Nóbrega, e da Canja Áudio Culture, com direção de Eduardo Karas, Lucas Sfair, Filipe Resende.
Ficha técnica
Campanha: Atópicos
Cliente: AbbVie
Agência: FCB Health São Paulo
Direção Executiva: Diego Freitas, Mauro Arruda
Atendimento: Rodrigo Motta, Samya Anjos, Juliana Passini
Planejamento: Camila Zupo
Mídia: Rafaela Teixeira, Ronaldo Silveira, Kiko Vasconcelos
Direção de Criação: Murilo Battistella, Diogo Barbosa
Redação: Murilo Battistella
Direção de Arte: Diogo Barbosa e Julia Poloni
Produção: Fernanda Geraldini, Adriano Gomes, Luiz Dezan, Jessica Brockestayer, Alberto Carvalho
Aprovação AbbVie: Sérgio Pacheco Filho, Leonardo Kaneshira, Bruna Fiore, Diogo Muramatsu, Marco Paschoalin, Ana Travassos, Tatiane Rodrigues, Camila Zanqueta, Daniela Campos, Carolina Otero, Daniel Oliveira, Filipe Meneghetti.
Produtora de Vídeo: Vetor Zero
Direção: Gabriel Nobrega
Direção Executiva: Alberto Lopes
Produção Executiva: Francisco Puech, Fernando Carvalho
Diretora de Atendimento: Márcia Guimarães
Atendimento: Raphael Stanzani, Thais Lopes, Giovanna Lucena
Coordenação de Produção: Fernando Alcantara
Diretor de Fotografia: Lucas Andrés Barreto
Diretor de Produção: Anderson Boscari
Cenógrafo: João Cunha Fernandes Junior
Coordenação de pós-produção: Clara Morelli e Tatiana Caparelli
Coordenação de equipe: Rosangela Gomes, Cristiane Santos e Bruna Boretto
Finalização: Eduardo Silva e Ricardo Vaz
Montagem: Eduardo Silva
Concept: Rafael Fernandes, Wilson Panassi, Bia Leme, Tiago Kogi, Fernando Miller, Rafael Rosa e Gabriel Gomes
Head de CG: Fabio Shigemura
Lead de animação 2D: Evanildo Santos, Hugo Takahashi e Raul Vanussi
Animação 2D: Diones Ignacio, Genoviz Pagani Filho, Siddhartha Ahearne, Vagner Roberto de Farias, Carolina Senra Moulin Ribeiro Netto, Constantin de Tugny, Gabriel Fraga, Maitê Arrieira Mahl, Raul Vanussi, Albert Mazuz, Andre Vieira, Brenda Maryan Cantanhede Andrade, Bruno Cavalcanti, Diego Quirino da Silva, Jesse Alves, Moises Warlei Pereira Santos, Pedro Spaolonzi, Samuel Sathler
Color Grading: Abruel Silva, Arthur Afonso, Jesse Alves, e Moises Warlei Pereira Santos
Lead de composição: Leandro Pena
Composição: Marcelo Panzera, Rodrigo Vec, José Eduardo e Gassan Abdouni
Cópias: Fabio Augusto, Isabela Balbo, Marco Tavares
Produtora de Áudio: CANJA
Gerente de Contas e Projetos: Matheus Peres
Atendimento: Guga Costa
Coordenação de Projeto: Ana Flor Bohrer, Flavia Medeiros
Direção Musical: Eduardo Karas, Lucas Sfair, Filipe Resende
Supervisão Musical: Bruno Vieira Brixel, Leonardo Lima
Trilha: Diego Zorrilla
Sound Design: Eugênio Fim, Levi Mynssen de Mello