Portal Serrolândia Publicidade 728x90
09/09/2022 às 17h01min - Atualizada em 12/09/2022 às 00h01min

Oncare Saúde apoia e adere a campanha Setembro Amarelo®

Empresa, ciente do seu papel social, realiza campanhas internas, promove a saúde mental e acolhe as pessoas com especialistas integrados - ações essenciais em um País que contabiliza 38 casos de suicídio por dia

SALA DA NOTÍCIA Sandra Cunha
Dr. Ricardo Pacheco, médico, Sócio-fundador da Oncare Saúde e presidente da ABRESST



Oncare Saúde apoia e adere a campanha Setembro Amarelo®

Empresa, ciente do seu papel social, realiza campanhas internas, promove a saúde mental e acolhe as pessoas com especialistas integrados - ações essenciais em um País que contabiliza 38 casos de suicídio por dia

         O Setembro Amarelo®, campanha criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) é, atualmente a maior campanha anti-estigma do mundo e tem como lema esse ano “A vida é a melhor escolha!”.
A Oncare Saúde, referência na promoção da saúde e bem-estar do brasileiro, organiza anualmente a sua campanha Setembro Amarelo, engajando seus colaboradores em ações de conscientização, replicando informações que vão além de seus limites físicos e que têm o foco de acolher e cuidar das pessoas. Esse perfil conferiu à empresa o Prêmio EXAME Negócios em Expansão, que reconheceu empresárias e empresários que acreditam nas possibilidades de crescimento e nas pessoas.
Como plataforma de saúde integral e integrada, a empresa é especializada em segurança do trabalho e saúde corporativa com mais de 100 mil vidas atendidas, e absorveu uma alta demanda por saúde e monitoramento nas empresas durante a pandemia.
De acordo com Ricardo Pacheco, médico, gestor em saúde, presidente da Oncare Saúde e da ABRESST (Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho) a saúde mental foi fortemente impactada pela pandemia e os atendimentos e afastamentos comprovam isso. “No ano passado o Ministério da Saúde viu explodir os números de brasileiros que sofrem de ansiedade e depressão. Dados de uma pesquisa da pasta já apontavam que a ansiedade era o transtorno mental mais presente entre os brasileiros na pandemia. De acordo com a análise, foi verificada a elevada proporção de ansiedade (86,5%), uma baixa moderada presença de transtorno de estresse pós-traumático (45,5%) e uma baixa proporção de depressão (16%) em sua forma mais grave. Muitos desses casos resultaram em afastamento do profissional de suas atividades e tratamento especializado” ¹.
São doenças mentais que em estágios extremos podem levar ao suicídio. “E se pensarmos que o percentual de brasileiros que declararam ter recebido diagnóstico de depressão por profissional de saúde mental subiu 34,2% - e que a Pesquisa Nacional de Saúde 2019 apontou que 10,2%, cerca de 16,3 milhões de pessoas com mais de 18 anos, sofrem da doença, segundo o R7, trabalhar em campanhas de conscientização e replicar informações para o maior número de pessoas possível é crucial”.
Ainda segundo o gestor, todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. “É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. Estamos aqui com uma equipe multidisciplinar integrada para informar e ajudar o próximo com uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, cuidado e tratamento especializado”, informa o médico Ricardo Pacheco.

A atenção das empresas não deve se limitar ao Setembro Amarelo

         Cristina Rodrigues, psicóloga da Oncare Saúde enfatiza que a preocupação com a saúde mental dos funcionários não deve acontecer apenas no setembro amarelo, deve pautar ações continuadas para que os trabalhadores se percebam acolhidos pela organização. “De acordo com um levantamento realizado pela desenvolvedora de softwares de recrutamento Kenoby, 37,7% das companhias atualmente têm benefícios voltados para melhorar a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores, como a Oncare, que há muito tempo se engaja nas ações de cuidado da saúde mental. Sabemos que esta é, de fato, a forma mais eficaz – senão única – de evitar o suicídio”.
         A empresa implementa, na sua organização e de seus clientes, ações de conscientização. “Instruímos todos sobre a importância da campanha; elencamos todos os possíveis motivos que podem levar alguém a cometer suicídio; fortalecemos a cultura organizacional da empresa com foco em sempre ajudar os colaboradores; oferecemos apoio e suporte a todas as pessoas; criamos um ambiente em que a comunicação é um dos pilares; cuidamos da saúde mental dos profissionais para evitar problemas como depressão, ansiedade e Síndrome de Burnout; e decoramos a empresa na cor amarela. Ressaltamos que a prevenção do suicídio vai muito além da campanha. Ela deve acontecer o ano inteiro”, conclui a psicóloga.

Suicídio em números

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados; por isso estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 
É um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Ainda segundo a OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios. 
Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. 
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. 
¹.Fonte: setembroamarelo.com

Sobre a Oncare Saúde
A Oncare Saúde é uma plataforma de solução integrada de saúde, que oferece assessoria e consultoria, para empresas e para população em geral. Inclui assistência médica, assistência integral social e assistência à saúde dos beneficiários e seus dependentes, com ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação. Dessa forma, contribui para o aprimoramento do sistema social e de saúde do Brasil.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp