Portal Serrolândia Publicidade 728x90
21/06/2023 às 19h15min - Atualizada em 22/06/2023 às 00h00min

Nova etapa: Governo avança na construção de moradias sustentáveis em São Sebastião

Unidades vão abrigar moradores atingidos pelas chuvas de fevereiro

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/nova-etapa-governo-avanca-na-construcao-de-moradias-sustentaveis-em-sao-sebastiao/

 

Sete camadas de materiais compõem as paredes que percorreram o trajeto do Paraná até o litoral norte de São Paulo, dando continuidade a uma nova etapa para a construção de moradias sustentáveis em São Sebastião. As unidades vão abrigar moradores atingidos pelas chuvas em fevereiro. O investimento do Governo de São Paulo na obra é de R$ 72 milhões.

As estruturas são fabricadas pela empresa Tecverde em modelo industrial, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, e por isso sua velocidade de construção é mais rápida do que um edifício convencional. “Hoje (quarta-feira) levantamos um apartamento inteiro do térreo e, até o final desta semana, chegaremos até o final do edifício. A previsão é que as primeiras 200 unidades sejam entregues às pessoas até outubro”, contou.

Já a conclusão total da obra está prevista para dezembro. No bairro da Baleia Verde, serão erguidas 518 moradias: dois conjuntos habitacionais com apartamentos, totalizando 30 edifícios de quatro pavimentos, com quatro apartamentos de 41 m² por andar. Haverá ainda 20 unidades térreas e 18 moradias para pessoas com deficiência, além de quatro centros de apoio ao condomínio.

A tecnologia utilizada pela empresa Tecverde é chamada de “wood frame”. Entre as sete camadas que compõem a chapa, estão uma estrutura de madeira, uma chapa de concreto do lado de fora e uma camada de gesso acartonado do lado de dentro, e uma membrana hidrófuga, que oferecem proteção contra fogo, impermeabilidade e durabilidade, explica José Márcio Fernandes, engenheiro e chefe de tecnologia da empresa.

Para prevenir possíveis alagamentos, os prédios serão construídos mais de um metro acima do nível da rua. Além disso, o governo também planeja ações para tratamento e escoamento de água na região. “Existe um plano para que a Sabesp faça todo o abastecimento de água desta região até o final de dezembro. O DER também está viabilizando uma metodologia de drenagem com uma tubulação maior por baixo da rodovia que vai permitir que não haja mais alagamentos inclusive na rua”, explica Branco.

O Governo do Estado também vai construir outras 186 unidades no sistema de alvenaria estrutural na região de Maresias. Serão quatro edifícios com quatro pavimentos, com oito apartamentos de 44 m² por andar, construídos em um terreno de 12 mil m². O investimento total previstos nas obras é de R$ 210 milhões.

O post Nova etapa: Governo avança na construção de moradias sustentáveis em São Sebastião apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp