Portal Serrolândia Publicidade 728x90
28/07/2023 às 19h45min - Atualizada em 29/07/2023 às 00h00min

Power-2-You: Webinar discute oportunidades de carreira para mulheres em hidrogênio verde

Promovido no âmbito do projeto H2Brasil, evento gratuito promoverá debate sobre diversidade e inclusão no setor de energias renováveis

Câmara Brasil - Alemanha de São Paulo

Principal aposta para a descarbonização da economia mundial, o hidrogênio verde encontra no Brasil um potencial exportador global. A atração de investimentos, desenvolvimento de modelos de negócios e pesquisas em novas tecnologias voltadas a este mercado em expansão refletirão diretamente na geração de novos empregos e, por isso, é preciso discutir sobre um dos grandes desafios que o setor de energia renovável enfrenta atualmente: a escassez de mão de obra qualificada e a falta de diversidade, especialmente no que diz respeito à equidade de gênero.

Segundo um levantamento da Agência Internacional para Energias Renováveis (IRENA, na sigla em inglês), o setor de energias renováveis conta com 32% de mulheres em sua composição, sendo que apenas 10% estão em posições executivas, embora representem 48% da força de trabalho mundial.

Com o intuito de fomentar a diversidade e inclusão nos campos relacionados ao hidrogênio verde, capacitando mulheres e dando visibilidade para quem já estão na linha de frente no setor, a iniciativa “Power-2-You: Mulheres no mercado de Hidrogênio Verde”, da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), promoverá no dia 8 de agosto um webinar gratuito. O evento será realizado no âmbito do projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. Clique aqui para se inscrever.

Patricia Naccache Costa, Coordenadora-Geral de Energias e Tecnologias de Baixo Carbono e Inovação no Ministério de Minas e Energia, fará a abertura do evento. Lucilene de Oliveira Rodrigues, Professora Adjunta na Universidade Federal de Itajubá, e Marina Reis Piva, Engenheira de Desenvolvimento de Projetos Sênior na Neoenergia participarão das discussões compartilhando seus insights para a construção de uma carreira em hidrogênio verde.

O webinar contará ainda com a participação de Glaucia Vieira, Fundadora da Startup GreenEnergy Soluções Sustentáveis e Professora Associada IV UFT, Laiz Hérida, Fundadora e CEO da HL Soluções Ambientais, e Luiza DY, Dra. Oceanografia Física Química e Geológica, Sócia Fundadora e COO TerraMares, no painel Shaping the future, voltado ao debate sobre empreendedorismo no mercado do vetor energético.

Marinete Vlasits, Diretora Comercial na Newcharge, Priscila Lino, Diretora de Assuntos Regulatórios Auren Energia, e Karina Maretti Strangueto, Diretora Geral IFSP Campus Avançado Jundiaí comporão o painel destinado ao debate sobre a participação feminina na liderança para a transição energética. O último painel do evento será composto por Rossana Gaete, Gerente Global de Hidrogênio Verde na AES e Nuria Hartmann, Manager – Strategy Consultant na Hinicio, tendo como tema central as perspectivas internacionais.

“Neste encontro ofereceremos debates de alto nível com especialistas no campo de energias renováveis, além de apresentar cases de soluções inovadoras lideradas por mulheres. O movimento global de reorganização para uma transição energética já está gerando novas oportunidades e este cenário só tende a se expandir. Queremos fomentar uma maior inserção feminina neste setor tão promissor”, explicou Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo).

O evento marcará também a apresentação do microcurso Power-2-You. Com conteúdo reunido por Fabiola Correia de Carvalho, Pesquisadora no SENAI RN, o curso de 2 horas apoia a inserção feminina neste mercado em expansão.

A primeira edição do Power-2-You, realizada em novembro de 2022, reuniu mais de 400 participantes na transmissão ao vivo. A gravação está disponível no canal da instituição no YouTube.

Serviço:

Webinar Power-2-You: Mulheres no mercado de Hidrogênio Verde
Data: 8 de agosto (terça-feira)
Horário: das 14h às 16h30
Transmissão ao vivo pelo canal da AHK Brasil no YouTube

Para saber mais sobre as oportunidades e notícias acerca do Hidrogênio Verde no Brasil acesse o portal H2Brasil aqui ou se inscreva para receber a newsletter aqui.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp