16/04/2019 às 16h06min - Atualizada em 16/04/2019 às 16h06min

LICURI O FRUTO DA SEMANA SANTA NO INTERIOR NORDESTINO.

Portal Serrolândia

O fruto da palmeira típica do semiárido nordestino, o licuri, ao longo dos anos é parte da alimentação somando valor a diversos pratos, e que se intensifica na semana santa, com o famoso BACALHAU COM LEITE DE LICURI.

Na Semana Santa, as quebradeiras de licuri aproveitam para faturar um pouco a mais, uma vez que a procura pelo fruto aumenta por conta do uso do licuri em práticos típicos da ocasião, que é tradição no nordeste.

Propriedades

De sabor intenso, rico em minerais, o licuri pode ser consumido verde ou maduro, torrado ou caramelizado, e virou ingrediente de granola, doces, licor, biscoito, óleo e diversas iguarias. Diversas receitas como abóbora com leite de licuri, andu com leite de licuri, arroz doce com licuri, arroz com leite de licuri, galinha caipira com leite de licuri, fígado com licuri, mungunzá com licuri e peixe de rio com licuri são constantes no prato e no dia a dia das comunidades.

Além de alto valor nutricional o coco licuri, fruto de uma palmeira nativa do semiárido baiano, pode representar também possibilidades de aumentar o desenvolvimento socioeconômico das famílias produtoras da agricultura familiar, gerando emprego e renda em torno de sua cadeia produtiva.

Veja o exemplo da Prefeitura de Jequié na Bahia:

“A nossa zona rural é rica e tem toda a estrutura física propícia e com grande potencial para a produção do licuri. Juntando isso ao apoio técnico do IFBA, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Agricultura, pretende replicar as tecnologias sociais do aproveitamento do fruto e criar uma central de produção de produtos advindos do licuri, ajudando essas família com incremento de renda, através da geração desse mercado de trabalho.”, disse o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Adilson Miranda.

“A partir dos estudos, os pesquisadores do IFBA descobriram que da polpa e amêndoas do licuri podem ser feitas compotas, iogurtes, geleias, sorvetes, licores, batidas, barras de cereais, entre outros. Das folhas da palmeira podem ser confeccionadas sacolas, chapéus, vassouras, espanadores e outros produtos artesanais. Com o Projeto do Licuri, na Zona Rural de Jequié, vai mudar a vida de muitas pessoas gerando, assim, emprego e renda para centenas de famílias.”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp