Segundo o IBGE, o setor de serviços cresceu 0,2% no mês de abril em comparação com março. O dado mostra a recuperação gradativa do mercado e dentro desse cenário aquecido, os autônomos podem aumentar ainda mais a sua rentabilidade com o oferecimento de serviços remotos. Pensando nisso, o GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços do Brasil, separou algumas dicas de como oferecer o seu trabalho de forma remota, o que pode ajudar a alavancar o faturamento e ampliar a cartela de clientes. Confira:
Analisar a situação do cliente
A primeira atitude de um profissional ao encontrar uma pessoa interessada na contratação do serviço ou na realização de um orçamento, é verificar se a demanda pode ser solucionada de forma remota. No caso de profissionais como encanadores, eletricistas e pedreiros, que são procurados na solução de reparos, o recomendável é ver o grau de complexidade do conserto e, se possível, fornecer instruções para guiar o consumidor no ajuste. Dependendo do caso, uma chamada de vídeo pode ajudar para uma orientação mais precisa.
Explicar condições de pagamento e de serviço
Para evitar um mal entendido, o recomendável é que o profissional seja bem claro quanto ao formato da prestação de serviço. Nesse momento, é interessante pontuar os benefícios do atendimento remoto. Além disso, outro tópico que deve ser explicado é a forma de pagamento, que pode ser desde transferência bancária até outros métodos de pagamentos online (como Pix, PayPal e Mercado Pago).
Data e horário agendados para a realização do trabalho
Assim como no trabalho presencial, o prestador deve alinhar uma data e horário para a prestação do serviço. Para o agendamento, o profissional pode usar ferramentas gratuitas, tais como o Google Calendar. E para a videochamada, plataformas como Hangouts e Skype são indicadas por conta da estabilidade da chamada; assim é possível trocar instruções e dúvidas em tempo real.
Use a criatividade
O profissional autônomo pode investir em técnicas para fidelizar consumidores, seja com um atendimento ainda mais personalizado ou até mesmo um relacionamento pós-venda online diferenciado. Para chamar a atenção de clientes em potencial é válido investir tempo nas redes sociais e produzir conteúdos relevantes também.
No GetNinjas, é possível encontrar mais de 500 tipos de serviços, que são oferecidos por mais de 4,1 milhões de profissionais cadastrados na plataforma, entre eles, professores, psicólogos, nutricionistas e entre outros.
Para mais informações sobre a contratação de serviços, acesse o site ou aplicativo do GetNinjas, selecione a categoria desejada e detalhe o tipo de serviço que necessita, tudo de forma gratuita. Após isso, é só aguardar o contato de até quatro profissionais, que irão te procurar por meio do e-mail ou telefone que foi disponibilizado, para realizar a negociação diretamente com o especialista e escolher qual deles pode atender melhor a sua solicitação.
Sobre o GetNinjas
Disponível nas plataformas digitais - Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil, listado no Novo Mercado da B3 (NINJ3). Em 2022, a companhia venceu o Prêmio Consumidor Moderno, no segmento Serviços de Tecnologia. Em 2021, a empresa foi listada pela Exame Maiores e Melhores 2021 no ranking das empresas do setor de tecnologia, venceu o Prêmio Reclame AQUI na categoria Classificados e foi eleita Top3 do iBest 2021, como Melhores do Brasil em Economia Colaborativa. Além disso, foi eleita pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do país em 2017. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por 4,1 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas e eventos, que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L'Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.