As empresas mais competitivas do mercado recorrem ao planograma para aumentar o controle sobre o fluxo dos seus produtos, fidelizar o cliente e otimizar a exposição da marca. Contudo, para elaborar essa ferramenta tão importante, é preciso tomar ações estratégicas, se baseando nos dados de comportamento dos consumidores.
Pensando nisso, Cleison Dará, analista de marketing da Gofind, empresa de inteligência que conecta marcas e consumidores, elaborou este conteúdo abordando a importância e como desenvolver um documento eficiente para a rotina do seu negócio.
O que é planograma?
Planograma é a ferramenta que busca representar de forma gráfica a disposição dos produtos no ponto de venda físico (PDV), ou seja, é o documento que orienta o posicionamento de uma mercadoria no local de venda, de acordo com o seu sortimento ou gerenciamento por categoria.
Além de focar na forma como as mercadorias serão distribuídas nos locais de venda, é importante que o planograma determine a quantidade de itens expostos, a separação dos diferentes tipos de produto, a ordem de cada item e toda a configuração de vitrine ou gôndola.
É crucial que, ao elaborar o planograma, a marca estabeleça um acordo com o varejista. Dependendo das vantagens da posição e prateleira desejadas, a negociação pode enfrentar a concorrência de outros fornecedores.
Como deve ser feito um planograma?
Veja abaixo algumas dicas práticas para a elaboração e execução do documento:
1.Defina os produtos
O documento pode determinar a organização geral das mercadorias, sempre pensando na experiência do cliente ao entrar na loja.
2. Analise quais vendem mais e são mais lucrativos
A partir de análises internas, é possível identificar as mercadorias com maior potencial de retorno sobre seus investimentos (ROI).
3. Crie promoções
A realização de promoções é um método muito utilizado para atrair clientes e potencializar as vendas.
4. Mantenha o planograma sempre atualizado
Revise o seu planograma e realize alterações conforme as necessidades de cada PDV.
5. Observe o comportamento dos seus clientes
Colher e analisar dados de comportamento do consumidor ajuda a melhorar sua estratégia.
6. Colete feedbacks
Uma vez implementado, é importante que o plano seja acompanhado de perto.
Como vimos acima, empresas que conseguem executar bem um planejamento estratégico, focado em otimizar a experiência do consumidor na loja, seja em um varejo físico ou no ambiente digital da loja, conseguem ser bem mais competitivas. Além disso, tornam-se mais rentáveis e lucrativas, obtendo maior retorno sobre seus investimentos (ROI).
Garantir que todas as etapas do processos sejam bem executadas por profissionais especializados e fazendo uso das tecnologias disponíveis para otimizar suas funções, garante maior controle da previsibilidade dos resultados alcançados, evitando futuras falhas e prevenindo gargalos que possam atrapalhar o sucesso das operações.
Por isso, invista seu tempo, esforço e recursos em implementar processos, planejamento estratégico, controle e análise dos indicadores de desempenho. Isso fará com que sua empresa alcance a excelência, independente do segmento e competitividade do mercado.