Com a implementação da tecnologia em diferentes frentes, a rotina de trabalho no geral passou por grandes transformações dentro do ambiente corporativo, e na área de recursos humanos não seria diferente. O setor responsável pela gestão de pessoas vem se adaptando e aderindo soluções avançadas, que proporcionam agilidade, além de otimização de tempo e desperdícios, tornando os processos cada vez mais estratégicos.
Um exemplo claro de toda essa evolução, é a mudança da gestão de ponto do manual para o digital, que atualmente pode ser feito por um computador, tablet ou até mesmo pelo celular via aplicativos ou até mesmo o whatsapp. “A digitalização do ponto eletrônico se fortaleceu durante a pandemia, e segue crescendo em diferentes vertentes de trabalho, tornando a tarefa corriqueira dos colaboradores muito mais simples. Além disso, para os gestores, as soluções são aliadas e auxiliam inclusive no cálculo de horas extras e dias de férias de forma automática. O RH ganha mais produtividade e elimina as chances de erros, comuns nas entradas manuais de gestão de ponto”, comenta Francisco Pereira, gerente de RH da Intelligenza IT, maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH.
O especialista reforça ainda, que as ferramentas tecnológicas para acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores, permitem que a equipe de recursos humanos consiga direcionar seu foco e atenção a outras tarefas, tornando a evolução das ações do setor mais assertivas.“Hoje, temos softwares no mercado com soluções capazes de armazenar todos os dados dos colaboradores na nuvem e promover uma gestão muito mais eficiente, dando ao funcionário autonomia e acesso para efetuar suas marcações", complementa Ricardo Nóbrega, diretor de vendas e marketing da Intelligenza IT.
A Intelligenza IT, por exemplo, possui nível máximo de qualificação na implementação da solução WorkForce Software, sendo a primeira HRTech no Brasil a alcançar a posição e uma das primeiras da América Latina. A tecnologia em gestão de ponto, possibilita o gerenciamento da carga horária de forma automatizada e qualificada via software, com o armazenamento dos dados em nuvem, e mais possibilidades de personalização para as rotinas de trabalho, o que colabora para a otimização do setor de Recursos Humanos, uma vez que a equipe terá mais facilidade para lidar com os processos.
Outro grande benefício da ferramenta é assegurar a conformidade com a legislação brasileira referente a salários, licenças, folgas e tantas outras questões. O software auxilia no Compliance, adequando os mecanismos de controle às regras aplicáveis a cada contrato de trabalho. Ao mesmo tempo, é capaz de viabilizar que mudanças nas normas sejam atendidas prontamente pelas empresas.
Para Nóbrega, soluções como a WFS permitem um apoio maior ao crescimento das organizações, beneficiando o setor de RH como um todo, ao oferecer autonomia para as rotinas manuais e promover assertividade no desempenho de processos burocráticos, que passam a ser mais práticos, ágeis e precisos.