Portal Serrolândia Publicidade 728x90
30/08/2022 às 16h20min - Atualizada em 01/09/2022 às 00h01min

Lucas Vasconcellos e Mauro Santa Cecília revelam clipe “Minha Flor”

Faixa integra EP colaborativo entre os dois compositores

SALA DA NOTÍCIA Nathália Pandeló Corrêa
Eva Maria

Depois de lançar no primeiro semestre uma colaboração inédita no EP “Lucas Vasconcellos e Mauro Santa Cecília”, os artistas ampliam as possibilidades estéticas de suas composições com o primeiro clipe. “Minha Flor” ganha uma nova perspectiva sob o olhar da diretora Marina Zabenzi, transformando a singeleza da letra em imagens em preto e branco. O clipe já está disponível no canal de Lucas Vasconcellos no YouTube, e o EP, nas principais plataformas de música.

Assista a “Minha Flor”: https://youtu.be/9uVwwU2rTE8 

 

A beleza das imagens de “Minha Flor” está nos detalhes. A observação de um cotidiano à primeira vista banal aparece na pele, na fluidez do mar, nas linhas retas das cidades, no balanço das folhas, na rigidez do concreto. Entre cenários urbanos e bucólicos, pessoas e animais, surge uma narrativa que casa com a letra da música, sobre entrega e encontro.

“Criar o clipe de ‘Minha Flor’ foi como trabalhar com costura. Passei um mês fazendo uma pesquisa de imagens, tanto no meu arquivo pessoal como na internet, a partir do que ia me inspirando a melodia, as pausas, a letra. Foi um processo inédito para mim, criar um roteiro que fosse vivo, mas sem sair para filmar, e depois lapidar e finalizar”, analisa a diretora. 

O clipe carrega a identidade tão marcante no trabalho da artista multimídia Marina Zabenzi. Sua obra encara o efeito da mistura da presença humana com o ruído urbano, ao retratar a juventude, a adolescência e o envelhecimento das coisas e das pessoas. A artista lançou seu primeiro fotolivro, “ENTRE”, em 2021, selecionado pela Revista ZUM, do Instituto Moreira Salles, na Chamada de Fotolivros do Ano. Marina atua também em videoclipes e já trabalhou com artistas como Gilsons, Tom Veloso, Hiran e Majur. Seu trabalho foi destaque na Elle Brasil, Glamour Brasil, Vogue Brasil, Marie Claire Brasil e outros veículos.

O EP “Lucas Vasconcellos e Mauro Santa Cecília”:

O EP colaborativo lançado por Lucas e Mauro promoveu o encontro de duas gerações distintas da música carioca, em canções marcadas pela poética singela de seus autores. Nessa parceria, eles somam suas trajetórias e líricas potentes em um par de canções, iniciando a colaboração do cantor, compositor, multi instrumentista e produtor conhecido por sua trajetória solo e por projetos como Letuce e Legião Urbana e do compositor de canções icônicas como “Por Você”, do Barão Vermelho

“Minha Flor” e “Um Bom Tempo A Mais Aqui” são faixas construídas a partir de quatro mãos, porém com participações pontuais que somam à delicadeza das canções. Lucas e Mauro assinam ambas as composições, interpretadas pelo vocal de Vasconcellos e com Júlio Santa Cecília assumindo sintetizadores e programações. Em “Minha Flor”, Paulo Emmery toca baixo, synth, guitarra e órgão, além de assinar produção musical e mixagem de ambas as gravações. Na sua essência, as composições mesclam as carreiras de dois nomes marcantes da música nacional, com atuações distintas e, ainda assim, complementares.

É mirando o futuro que Lucas Vasconcellos e Mauro Santa Cecília celebram sua amizade, sintonia poética e trajetória musical em duas canções onde transparecem a personalidade de seus autores. O EP une os artistas em um projeto único, inédito e que abre caminho para novas composições de uma parceria promissora.

Sobre Mauro e Lucas:

Mauro Santa Cecília é poeta e compositor. Vencedor do Prêmio Stanislaw Ponte Preta e autor de oito livros, entre poemas e romances, ele tem músicas gravadas por nomes como Barão Vermelho, Frejat, Hyldon, Blues Etílicos, Picassos Falsos e Sideral, entre outros. Gravou em 2014 um disco autoral, “Vou à Vila”, com versões de alguns dos seus sucessos e inéditas. Lançou em 2019 o álbum de samba “Hoje o dia raiou mais cedo”, com Agenor de Oliveira e Rogério Batalha, e com as participações especiais de Ney Matogrosso, Nelson Sargento, Moacyr Luz e Frejat. Nos últimos tempos tem composto com músicos diversos como Henrique Portugal, Sergio Serra, André Abujamra, Humberto Effe, Mauricio Barros, Milton Guedes e o parceiro mais constante, Frejat. Além disso, está escrevendo a biografia do ex-ator e ativista canábico Ricardo Petraglia

Já Lucas Vasconcellos fundou, nos anos 2000, a banda Binario (2000-2008), com quem lançou quatro álbuns. De 2008 a 2016, se dedicou ao Letuce, resultando em três discos: “Plano de Fuga pra Cima dos Outros e de Mim” (2009), “Manja Perene” (2015) e “Estilhaça” (2016). Nessas duas décadas de música, trabalhou ao lado de artistas renomados como Dado Villa-Lobos, Rodrigo Amarante, Lucas Santtana, Marcelo Jeneci, Tiê, Alice Caymmi, entre outros, e compôs trilhas para cinema e TV, culminando no prêmio de Melhor Trilha Sonora Original no Festival de Gramado para o longa-metragem “Riscado” (2011). Mas foi ainda em 2014 que Lucas começou a lançar seus trabalhos solo. Vieram então os discos “Falo de Coração” (2014), “Adotar Cachorros” (2015), “Silenciosamente” (2016) e “Teoria da Terra Plena” (2021). 

Ficha técnica

Clipe de "Minha Flor" (Lucas Vasconcellos e Mauro Santa Cecília). Direção Marina Zabenzi. 2022.

Composição: Lucas Vasconcellos e Mauro Santa Cecília

Voz, violão e cavaquinho: Lucas Vasconcellos

Baixo, synth, guitarra e órgão: Paulo Emmery

Sintetizadores e programação: Júlio Santa Cecília

Produção musical e mixagem: Paulo Emmery

Produção Executiva: Classique Produções - Eva Maria


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp